Você sabe o quanto vale a sua empresa? 

Home Notícias Notícias da PKF BRAZIL Você sabe o quanto vale a sua empresa?
Notícia • 2022-05-31

Você sabe o quanto vale a sua empresa?

Você já se perguntou quanto vale sua empresa? Quase sempre essa questão é levantada apenas quando o empresário decide que quer vendê-la. Mas isso está errado.

Saber fazer o valuation de uma empresa é uma habilidade muito importante. Tanto para os negócios pessoais, quanto para fazer investimentos em outras empresas.

Pensando em atender essa necessidade, hoje PKF Affiance Brazil, vai explicar como funciona o serviço de avaliar o valor de uma empresa e como fazê-lo corretamente.

O que é valuation?

Para saber o quanto vale sua empresa, é necessário aplicar a técnica de valuation. No português, este termo pode ser traduzido como “Avaliação de empresas”.

Em outras palavras, este serviço serve para determinar o preço justo que se pode pagar por uma empresa ou pela ação de uma empresa, no caso do investidor.

Geralmente, no mundo dos investimentos, os analistas fazem recomendações de compra ou venda de uma ação baseada no valuation de uma empresa.

No entanto, nem sempre a avaliação do valor de uma empresa é feita da forma correta. Isso acontece pelas diferentes técnicas e até mesmo pelas informações disponíveis.

Considere que empresas são compostas de diferentes ativos. Desde a sua estrutura física e equipamentos, até mesmo o seu nome e marca. Além de várias outras características.

Em outras palavras, chegar à conclusão de um preço justo de uma empresa, ou da sua ação, é algo que envolve não apenas avaliações matemáticas e financeiras, mas também dados subjetivos.

Por que fazer valuation?

A principal razão para procurar entender o quanto vale sua empresa ou qualquer outra empresa, é para ser capaz de tomar melhores decisões administrativas.

Se você sabe exatamente o valor da sua empresa, torna-se muito mais fácil negociar a sua venda para outra pessoa. Especialmente para convencê-la de te pagar um valor maior.

Da mesma forma, você saberá como recusar ofertas indecentes que tem a intenção de se aproveitar daqueles que não sabem como avaliar o valor daquilo que possuem.

No caso de um investidor, saber determinar sozinho qual é o valor ideal para se pagar por uma ação de uma empresa, é uma habilidade fundamental.

Os melhores investimentos são feitos de forma consciente, com base em análise de dados, projeções e informações palpáveis. Só assim é possível obter bons resultados.

Tipos de valuation

Existem vários tipos de formas de saber o quanto vale sua empresa, ou qualquer outra empresa. Veja os tipos de valuation:

  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC)
      : O cálculo é feito por uma taxa que corrige o superávit de maneira proporcional ao longo dos anos;
  • Múltiplos de Mercado
      : É feito pela comparação de indicadores de empresas que atuam dentro do mesmo setor;
  • Valuation Contábil
      : Esta avaliação é feita consideração apenas a contabilidade da empresa, ou seja, o seu

patrimônio contábil

      ;
  • Valuation de Liquidação
      : Basta somar todos os ativos e subtrair os passivos, mais comum em empresas que estão em processo de falência;
  • Valuation Pré-Investimento
      : É calculado baseado no valor de mercado de uma empresa antes de um aporte financeiro;
  • Valuation Pós-Investimento
    : Funciona ao contrário do Valuation Pré-Investimento, ou seja, identifica o valor da empresa após um aporte financeiro.

A melhor forma de fazer um valuation e saber de fato o valor da sua empresa é contando com uma contabilidade que seja especializada nisso, como é o exemplo da PKF Affiance Brazil

Se você deseja conhecer mais desse serviço e de todos os outros que a PKF Affiance Brazil oferece é só entrar em contato.

Entre em contato conosco!

See more Notícia items